quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Arquivo abriga evento sobre perfil dos historiadores

Seminário quer discutir a atuação do profissional em instituições arquivísticas

Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Arquivo Público do Estado de São Paulo estará sediando o evento “O Perfil Profissional dos Historiadores Atuantes em Arquivos”, promovido pela ANPUH – Associação Nacional de Professores  Universitários de História. As inscrições estão abertas, e podem ser feitas no endereço http://www.anpuh.org/perfisprofissionais/.

O evento faz parte do ciclo denominado “Historiador – Perfis Profissionais”. A ANPUH, fundada em 1961, hoje é uma entidade com seções estaduais em todo país, e cerca de 4 mil associados. Refletindo a mudança do perfil do profissional, há muito tempo a entidade já não congrega apenas professores, universitários ou de ensino fundamental ou médio.
Queremos discutir quem é esse historiador que trabalha com acervo documental, em que áreas está presente, qual é a sua formação, que funções ele ocupa”, explica Benito Bisso Schimidt, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente da ANPUH/ Brasil.

 A abertura do seminário acontece no dia 6 de dezembro, às 17h, com o debate “O Perfil Profissional dos Historiadores Atuantes em Arquivos”, do qual participará o próprio Benito; o coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Carlos de Almeida Prado Bacellar; o diretor do Arquivo Nacional Jaime Antunes; a representante da ANPUH/Brasil junto ao CONARQ, Conselho Nacional de Arquivos, Tânia Bessone; e a representante do Grupo de Trabalho de Patrimônio da ANPUH/ Brasil, Janaína Cardoso de Mello. A jornada será encerrada com uma confraternização, às 19h30.

No dia 7, a partir das 9h, serão formados Grupos de Trabalho para encaminhar os seguintes debates: Formação do Historiador para atuar em ArquivosOs Historiadores e a Difusão Cultural em Arquivos; Os Historiadores e a Gestão Documental; A Pesquisa feita por Historiadores que trabalham em Arquivos; Os Historiadores e Atendimento aos Consulentes. Às 14h, haverá uma plenária para elaborar um documento sobre o tema. O encerramento está programado para as 17h.

Segundo Benito Schimidt, a regulamentação da categoria – assunto sobre o qual já há um projeto de lei, o PLS 368/2009, aprovado pelo Senado – permitirá que os historiadores atuem nas instituições arquivísticas, já com uma carreira definida. Ele ressalta, entretanto, que a instituição é, por sua própria natureza, multidisciplinar. Na opinião pessoal de Schimidt, o profissional também tem um papel importante na Gestão Documental, principalmente na passagem do documento da idade intermediária para a permanente. “Nesses momentos, faz falta o olhar do historiador”, diz ele.


Arquivo Público do Estado de São Paulo
Rua Voluntários da Pátria, 596 - Santana - São Paulo/SP

3 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente blog! Só um detalhe, poderias deixar algum email de contato.

    ResponderExcluir
  2. Também milito na blogsfera deixo os links do Blog e Site que mantenho ativo desde 2009
    http://falandodehistoria.com.br
    http://blog.falandodehistoria.com.br
    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  3. Publiquei um post divulgando o blog. Segue o link: http://falando-historia.blogspot.com.br/2012/11/indicacao-de-blog.html

    ResponderExcluir